28 de fev. de 2010

Quero Circo

Por Maciel Junior

Estou cansado. As cortinas do espetáculo não se fecham mais. Sou plateia cativa por imposição ou por comodismo. Já não sou tão mais ativo (e fui?). Não faço parte do espetáculo. Não gosto. Mas o deixo acontecer. Mais uma festa para ti, Brasil. Continuemos a disfarçar, assim como tão bem tu disfarças. Tragam-me o pão e o vinho!
O vestibular é um sistema de exceção e muito covarde em nosso país. As universidades públicas acomodam quase que por só a elite. Os alunos das escolas públicas, em análise detalhada, são os melhores em nosso país. Porém por não terem acesso a uma melhor estrutura, melhor formação e qualidade de ensino acabam não sendo os alunos que obtêm melhor progresso, raro algumas exceções.
A substituição do vestibular tradicional pelo revigorante ENEM é um avanço bem significativo (claro que a ala conservadora [por que não arcaica?!] não têm essa visão, ela se limita muito, como sempre). Aqui não faltam fatos políticos lamentáveis. A República dos Escândalos trabalha incessantemente. Ela funciona. Há poucos meses escolheram o ENEM. Quatro milhões de estudantes decepcionados. Milhões de brasileiros acomodados. Milhões que não sabem nem bem o que está acontecendo. Milhões que apertam sem discernimento algumas teclas em urna eletrônica a cada dois anos. Não há como ter repúdio pela política. Os políticos somos nós. Nós somos os corruptos, nossa mente facilmente é comercializada. E nós somos os comerciantes. Os representantes políticos sejam municipais, estaduais ou federais, não são estrangeiros. São brasileiros. Eles são alguns de nós que chegaram ao poder. E nós os colocamos lá. Mas não sabemos quem está lá.
Eleições 2010. Já estou com meu ingresso, ele é obrigatório. Já estou bem confortável em minha poltrona, assistirei muito bem acomodado ao espetáculo. Não me permito bater palmas, mas permito que o show aconteça.

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Autocensura News

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

» ver mais notícias no G1
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.


Voltar ao início da página

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.